sábado, 14 de março de 2009

Superando e ajudando a superar

Por Nadja Medeiros


Edimilson Silva, 38 anos, é mais uma vítima da violência em nosso país. Durante um assalto, uma bala o atingiu deixo-o paraplégico.
Obrigado a adaptar-se a nova realidade, imposta, o mesmo decidiu fazer dos limites um ponto de partida para a luta da Garantia de seus Direitos e descobriu que, assim como ele, milhões de brasileiros vivem na mesma busca.
Hoje, tem assumido grandes responsabilidades dentro do segmento das Pessoas com Deficiência. Presidente da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes – FCD/PE e Gerente da Gerencia da Pessoa com Deficiência - GPD, da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã – Prefeitura do Recife, deixa claro que os limites se dão pela falta de oportunidade.
Abrindo um espaço em nosso Blog, deixo-o a vontade para que traga algumas informações, como segue a baixo.

IGUALDADE PARA TODOS

Segundo o IBGE, 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Já que os nossos Direitos estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e temos uma das Legislações mais avançadas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Usaremos duas Leis como exemplo:
- A Lei Federal nº. 8.213, 24/07/1991, dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais funcionários em seu quadro, devem empregar de 2% a 5% Pessoas com Deficiência. Todas as Pessoas Portadoras de Deficiência têm o Direito de Reabilitação Profissional e ter o seu espaço no Mercado de Trabalho.
- A Lei Federal Nº 7.853, de 24/10/1989, dispõe sobre as responsabilidades do Poder Público nas áreas da Educação, Saúde, Formação Profissional, Trabalho, Recursos Humanos e acessibilidade aos espaços públicos.
Todos têm direito de serem tratados como Pessoas diante da sociedade, com liberdade de “Ir e Vir” e sem discriminação ou preconceito.
Enfim, quando conseguirmos o cumprimento das Leis, existentes em nosso país, poderemos dizer que temos uma sociedade igualitária.

Edimilson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário