segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Bicentenário de Nascimento de Louis Braille

Por Nadja Medeiros

Foto: Nadja Medeiros


Nos dias 24 e 25 de Setembro, no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, Brasília/DF, foi realizado o Seminário Brasileiro do Bicentenário de Nascimento de Louis Braille. Promovido pela Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB, teve como tema central o “Sistema Braille: marco inicial da acessibilidade e inclusão”.
A programação contou com a presença de celebridades que foram homenageadas durante a realização do seminário, pelo reconhecimento de seus trabalhos e lutas no segmento das pessoas cegas no Brasil, como a Professora Dorina de Gouveia Nowill, professor Adilson Ventura e In Memoriam professor Hamilton Garai da Silva, Marco Antonio Bertóglio, professor Edison Ribeiro Lemos e o Doutor Victor Siaulys.
A ONCB, juntamente com cinqüenta e uma entidades filiadas nos diversos estados do país, setenta entidades representadas, catorze entidades apoiadoras, entre organismos governamentais, empresas privadas e organizações de e para cegos que apoiaram o evento, homenagearam Louis Braille, inventor do Sistema Braille, reconhecendo a importância desse sistema na formação do cidadão cego. Outro objetivo do seminário foi mobilizar as instituições governamentais e não governamentais, escolas, educadores, através de discussões que trataram sobre a importância do sistema como meio natural e direto de leitura e escrita das pessoas cegas. Na ocasião, foi enfatizado o destaque internacional do sistema Braille, na formação acadêmica e no mercado de trabalho para a pessoa cega e através dos debates, foi tratado sobre o fenômeno da desbrailização e os recursos tecnológicos.
Além dos palestrantes representando as diversas instituições nacionais, como: Instituto Benjamin Constant – IBC, Fundação Dorina Nowill para Cegos – FDNC, Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Estado do Pará - CAP/PA, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República - CORDE/ SEDH/PR, MEC, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FE/UNB, etc, estiveram presente o Diretor da Fundação ONCE para América Latina - FOAL/ONCE, Fernando Iglesias Garcia, vindo da Espanha e do Primeiro Vice Presidente da União Latinoamericana de Cegos - ULAC, Julio Canizales, de El Salvador.
O Seminário contou com cerca de 350 participantes e no final, em concordância com as reivindicações do movimento de pessoas com deficiência visual, aprovou a “Carta de Brasília”. Para ler a carta e obter maiores informações, acesse o site da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB:
http://www.oncb.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário